Sua marca é indiscutivelmente seu ativo mais importante. Mais do que somente um logotipo, a identidade da sua marca é a personalidade da sua empresa e será a chave para entregar sua marca de forma consistente em todos os canais, online e offline.
Você investiu dinheiro e trabalhou muito para criar a marca e o logotipo de sua empresa e é por isso que o manual da marca com diretrizes é importante para manter os materiais de sua empresa com aparência consistente e profissional em todos os momentos.
Ele protege o valor da sua marca, fornecendo instruções abrangentes tanto internamente para sua organização ou negócio, quanto externamente para seus parceiros, afiliados e o público em geral.
O que é um manual da marca ou manual de identidade visual?
O manual da marca, também conhecido como “branding guideline”, é um documento com uma série de regras, estabelecidas para demonstrar como a marca de uma empresa deve ser percebida.
Normalmente utilizada por designers, o manual da marca também é utilizado por quem interage com a marca, interna e externamente à sua empresa (terceiros que irão utilizar a sua logo para qualquer tipo de material impresso ou digital). É importante que o manual da marca seja seguido para criar materiais de marketing, comunicações internas e documentos consistentes, bem como garantir que o logotipo e a empresa sejam retratados de forma profissional e precisa em todos os momentos.
Por que o manual da marca é importante?
Independentemente do tamanho da sua empresa, o manual da marca é uma ferramenta fundamental para ajudar a garantir a consistência da identidade visual. Sem diretrizes, as marcas podem se desenvolver e distorcer com o tempo, potencialmente prejudicando o valor e a reputação de sua marca. O manual da marca ajuda a:
- Proporcione a consistência da marca – marcas eficazes são consistentes e reconhecíveis pelo cliente / público. Os materiais devem ser coesos. Definir padrões e guias – Definir regras que ajudam a manter o estilo. O manual não existe para limitar a criatividade, mas para garantir que tudo mantenha a mesma identidade como deveria.
- Ajuda a eliminar confusão – Frequentemente, o uso de logos criados para as marcas pode ser vago. O manual da marca ajuda a eliminar quaisquer dúvidas para permitir velocidade e um design coeso.
- Fornece inspiração – Às vezes, um briefing aberto pode oprimir e intimidar, especialmente para aqueles que estão utilizando a logo pela primeira vez. As diretrizes do manual da marca ajudam a definir um ponto de partida que pode servir como empurrão para a criatividade, ajudando a desenvolver um projeto com identidade visual impecável.
Do ponto de vista externo (e interno, dependendo do tamanho da sua empresa) e no agitado ambiente social e online, sua marca pode ser a única interação que uma pessoa tem com sua empresa. Portanto, precisa manter a mesma comunicação e visual em todos os lugares.
O que o manual da marca geralmente contém?
O manual da marca pode variar entre as empresas e pode ter desde algumas páginas até centenas de páginas. Tudo depende de quão consistente você deseja que sua marca apareça. A maioria dos manuais de marca sempre incluirá:
O logotipo da empresa:
Isso demonstrará os diferentes layouts e variações de cores (se houver) e como devem ser usados. Diretrizes mais detalhadas descreverão os requisitos de tamanho e espaçamento e também o que não fazer. Isso garante que seu logotipo sempre permanecerá consistente e, com sorte, nunca aparecerá distorcido ou na cor errada, o que nos leva a;
A paleta de cores:
Isso é particularmente importante para garantir que uma paleta de cores consistente para sua marca seja usada em todos os materiais. Frequentemente, os tons de cores podem variar com o tempo, mas as diretrizes garantem que os valores de cores corretos sejam usados o tempo todo. Isso geralmente mostrará os valores CMYK (para impressão), os valores RGB (para digital) e a Referência Hex HTML (para web).
A tipografia:
A tipografia destacará as diferentes fontes usadas em associação com sua marca, incluindo pesos e estilos diferentes.
Manual da marca mais detalhados podem incluir:
- Introdução – pode especificar os valores do negócio, missão e visão, bem como delinear a personalidade da marca.
- Tom de voz – O tom de voz a ser usado em materiais de marketing e até mesmo em comunicações internas e externas.
- Papel timbrado – papéis timbrados, recibos de impressão, cartões de visita e talvez até modelos do PowerPoint, para garantir que permaneçam sempre os mesmos.
- Estilo de imagem– O conteúdo e a qualidade a serem usados, bem como qualquer estilo / manipulação visual de qualquer imagem.
- Elementos gráficos – elementos usados separadamente do logotipo que evocam um senso de personalidade e consistência da marca. Pode ser qualquer coisa, como gráficos vetoriais, ícones, formas, padrões ou apenas estilos gerais de documentos.
- Sinalização, placas e uniformes – Como a marca deve ser representada nos materiais externos.
- Estilo para material impresso – pode ser extremamente detalhado, especificando o estilo em milímetros ou como a comunicação deve ser feita.
- Estilo para conteúdo digital – qualquer coisa, desde assinaturas de e-mail e banners publicitários a sites completos e apresentações e campanhas em mídias sociais.
Sem o manual da marca, é quase impossível manter a identidade visual criada para sua marca, de forma consistente. Viu a importância das diretrizes no manual da marca e como é essencial você ter um para seu negócio?!
Na DABS Design, não apenas gostamos de usar o manual da marca, mas também adoramos criá-los. Eles são uma excelente forma de apresentar sua marca a funcionários e fornecedores, além de criar um estilo coeso e consistente para sua empresa. O manual de uma boa marca ajuda a criar a personalidade de uma marca forte e poderosa que, por sua vez, cria o valor da marca.
Entre em contato conosco e iremos criar e reunir os elementos visuais de sua marca com base em seus melhores usos, a fim de construir diretrizes que ajudem a manter uma marca forte, coesa e diferenciada.