Em 2020/2021, o Shopify integrou milhares de novos proprietários de lojas online em sua plataforma. A empresa também dobrou de valor no período e atraiu muita atenção no setor de comércio eletrônico.
Na verdade, a empresa cresceu para se tornar uma das plataformas de site de comércio eletrônico mais conhecidas da atualidade. E tornou a venda de produtos online mais fácil do que nunca. Portanto, não é surpresa que muitas pessoas novas estejam interessadas em experimentá-lo, mas podem não saber exatamente do que se trata e do que é capaz.
Sobre Shopify
*página inicial da Shopify Brasil.
Quando Tobias Lutke quis criar um site para vender snowboards online em 2006, ele percebeu o quão difícil era criar, administrar e gerenciar um site de comércio eletrônico e negócios. Então ele criou uma plataforma de comércio eletrônico que tornava a venda online tão fácil quanto um hobby – o Shopify.
Tecnicamente, o Shopify é uma solução de carrinho de compras de software como serviço (SaaS) baseada em nuvem. Mas, essencialmente, é um site que permite que você crie sua própria loja online, por meio da qual você pode mostrar, vender e enviar produtos.
O que mais? A plataforma é capaz de lidar com negócios de qualquer porte. Quer você seja uma startup de um homem só, uma pequena empresa ou uma empresa completa, o Shopify torna as vendas online fáceis.
Como posso começar?
A maior maneira pela qual o Shopify se destaca de concorrentes como WooCommerce e Bigcommerce é a facilidade com que você pode começar.
Você pode começar com o teste gratuito de 14 dias para testar a plataforma. Durante esse tempo, você pode testar a maioria dos recursos oferecidos pelo Shopify para ter certeza de que está satisfeito com a compatibilidade da plataforma com seus objetivos de negócios. A melhor coisa é que você não precisa inserir suas informações de faturamento para usar a avaliação gratuita. Tudo que você precisa é um endereço de e-mail.
Como o Shopify é baseado em nuvem e hospedado, isso significa que você não precisa se preocupar em manter os servidores do site também. Nem você precisa se limitar por causa das restrições de largura de banda, já que todos os planos do Shopify incluem largura de banda ilimitada com servidores que ficam 99.99% do tempo oline (uptime).
Além disso, a plataforma não cobra nenhuma taxa de instalação. Você pode comprar um nome de domínio no Shopify ou usar um já existente de sua propriedade. Você também pode ir para um subdomínio gratuito myshopify.com que está disponível no momento em que você se cadastra.
Como funciona o Shopify?
Depois de se inscrever, você terá acesso ao painel do Shopify, uma interface de usuário incrível onde você pode gerenciar tudo em toda a sua loja de comércio eletrônico.
Aqui, você pode começar imediatamente a adicionar produtos a serem vendidos. O Shopify facilita a adição de produtos. Você só precisa de alguns detalhes como nome, preço, tipo, imagem, etc. Você também pode adicionar esses detalhes a um arquivo CSV e usá-lo para fazer upload de vários produtos simultaneamente.
Produtos que você pode vender
O Shopify oferece suporte a uma ampla gama de produtos, desde físicos até para download e muito mais:
- Produtos físicos, como produtos artesanais, artigos domésticos, eletrônicos, roupas e cosméticos;
- Produtos digitais como e-books, cursos online, álbuns de música;
- Atendimento e consultas online;
- Cursos online, associações e assinaturas;
- Experiências com ingressos como workshops, shows e outros eventos.
Após cadastrar o produto na loja, eles aparecem em seu estoque, onde você pode gerenciar suas quantidades e acompanhar suas vendas. Você também pode gerenciar e rastrear os pedidos feitos e os próprios compradores na seção Pedidos e Clientes.
O método de envio é geralmente um grande obstáculo para iniciantes. Mas o Shopify facilita as formas de envio com vários apps focados para brasileiros, que oferece suporte às principais transportadoras e os Correios.
Pagamentos do Shopify
O Shopify oferece primeiramente o método de pagamento PayPal, ou seja, você pode começar a cobrar seus clientes usando o PayPal.
Mas você pode ativar métodos de pagamento manual, como dinheiro na entrega, depósito bancário e qual desejar (para pagamento manual). Para fornecer mais opções aos seus clientes, o Shopify também oferece suporte a integrações de terceiros com provedores como PagBrasil, Mercado Livre, Pagar.me e vários outros que você pode ver aqui.
Marketing Shopify
Para competir no mercado, o Shopify permite que você configure campanhas de marketing manuais e automatizadas em vários canais (Instagram, Facebook, TikTok e outros). E você pode fazer seus clientes voltarem com descontos e outras ofertas também. Você pode criar campanhas de marketing para vários canais usando o Shopify.
Outra forma de chamar a atenção dos compradores é por meio da aparência do seu site. O Shopify oferece temas gratuitos para você começar e caso queira, pode ter temas profissionalmente desenvolvido para sua loja (que são pagos), com vários detalhes e opções.
Mas afinal, vale a pena usar o Shopify?
Resposta curta: sim, mas envolve investimento. Lembre-se de que estamos falando da plataforma de e-commerce que mais cresceu no mundo nos últimos anos e conta com a melhor tecnologia (eles são realmente incríveis) para loja virtual. Se você quer começar seu projeto de e-commerce de forma profissional e crescer na internet, use o Shopify.
Existe hoje centenas de apps focados para o mercado Brasileiro que permitem a personalização completa para sua loja online, possibilitando assim que você realmente construa algo incrível, que dê resultados e tirar o máximo de proveito que o poder sem limites da internet pode agregar ao seu negócio.
*crescimento das ações da Shopify (SHOP) nos últimos anos 5 anos, nem precisamos falar nada, não é mesmo?
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