Ter um logotipo é parte integrante do sucesso de sua marca – junto com produtos de alta qualidade e referências positivas.
Então, por que um logotipo é importante? Listamos 7 razões.
- Porque chama a atenção;
- Causa uma forte primeira impressão;
- É a base da identidade da sua marca;
- É memorável;
- Destaca você da concorrência;
- Promove a fidelidade à marca;
- É esperado por seu público.
1. Chama a atenção
Os períodos de atenção são curtos atualmente – especialmente dos consumidores.
Hoje em dia as empresas têm cerca de 2 segundos para convencer os clientes em potencial de que seus produtos merecem qualquer consideração.
Um logotipo pode rapidamente chamar a atenção dos espectadores e comunicar os valores essenciais de uma empresa de uma forma interessante. Esse curto período de atenção – aquele momento que os consumidores julgam nosso negócio pela aparência/logo – pode funcionar a seu favor, se você tiver um logotipo sólido para falar em nome de sua empresa.
2. Causa uma forte primeira impressão
Você tem uma chance de acertar.
Um logotipo é a primeira apresentação de uma empresa aos consumidores. Se for bem projetado, pode despertar o interesse do público e convidá-lo a aprender mais sobre a empresa; caso contrário, você pode prejudicar uma base de clientes em potencial e basicamente prejudicar seu negócio.
Essa primeira impressão é a sua maneira de falar a propriedade do (s) produto (s) que você vende ou do nicho que domina.
3. É a base da sua identidade de marca
Um branding de sucesso é contar uma história que influenciará as emoções dos clientes – pura e simplesmente.
E, embora seja verdade que o design do logotipo é apenas uma parte da marca de uma empresa, ele serve como base para toda a narrativa sobre a qual a marca é construída.
Cores, tons, fontes – tudo isso é determinado pela história que você está tentando contar, e seu logotipo prepara o terreno para essa história.
Esses elementos serão posteriormente traduzidos de seu logotipo para os materiais de sua marca – papéis timbrados, cartões de visita, páginas de destino, etc. – criando uma identidade de marca concreta e comercial.
4. É memorável
Seu logotipo leva seu público à sua empresa.
Logos são um ponto de identificação; eles são o símbolo que os clientes usam para reconhecer sua marca.
Você quer que as pessoas conectem a visão do seu logotipo com a memória do que sua empresa faz – e mais importante, como isso os faz sentir.
Como um bom logotipo é um elemento visual e estéticamente agradável, ele desencadeia uma lembrança positiva sobre sua marca, que o nome de sua empresa por si só não pode.
E parte do seu público pode esquecer o nome da sua empresa, mas eles irão associar o seu logotipo às memórias de sua marca.
5. Destaca você da concorrência
Ouse ser diferente com o seu logotipo, porque o logotipo da sua empresa diz aos consumidores porque o seu negócio é único.
Um logotipo de empresa bem projetado pode dizer muito, desde o histórico da empresa (profissional, descontraído, divertido) até sua missão (entretenimento, eficiência e inovação) por meio do ícone certo ou da fonte adequada.
Em outras palavras, seu logotipo é o fórum para transmitir seus valores e mostrar aos consumidores por que você não é como seus concorrentes – você é melhor.
6. Promove a fidelidade à marca
Os consumidores querem consistência.
Conforme sua marca cresce, seu logotipo se torna mais familiar para uma ampla gama de consumidores, e essa familiaridade cria a percepção de que você é confiável e acessível.
Assim que gostarem de você, seus clientes irão procurá-lo continuamente – e seu logotipo é o que eles irão procurar primeiro.
7. Seu público espera isso
E por último mas não menos importante: seu logotipo é a primeira coisa que seu público irá procurar quando vir qualquer comunicação de sua marca.
Deve estar na frente e no centro de todos os seus materiais de marketing, como cartões de visita, folhetos, anúncios, etc.
Se você não tem um logotipo (que se destaque), está perdendo a oportunidade de fazer seu negócio ficar na mente do seu público.
Para atender a essa necessidade, a DABS possui uma equipe de design, dedicada à construção de seu logotipo e marca, criando uma logo única e eficaz para representar as melhores qualidades de sua empresa.
Vamos fazer seu logotipo e começar a construir o reconhecimento da marca?